segunda-feira, 21 de abril de 2008

O ponto final: Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) e coroação de Guilherme I.


França e Prússia entraram em guerra e 1870 e logo a Prússia mostrou-se preparada o suficiente para encurralar a França em seu próprio território. O forte exército prussiano acumulava vitórias, como ocorreu na esmagadora vitória na batalha de Sedan na qual o próprio imperador francês foi feito prisioneiro.
Napoleão III viu que era inútil sacrificar vários soldados seus, e mandou que hasteassem a bandeira branca, e entregou sua espada, ficando prisioneiro do rei prussiano. Dois dias depois, a república seria proclamada em Paris.
Os prussianos cercavam Paris. Perante esta situação, o governo de Defesa Nacional assinou a rendição. Na paz de Frankfurt a França, para além de paga uma pesada indenização de 5 bilhões de francos para a Prússia e entrega a rica região da Alsácia-Lorena, abundante em carvão, para o novo Império Alemão.
A vitória em Sedan estimulou o nacionalismo no sul da Alemanha e os Estados germânicos ao sul do rio Main entraram na Confederação. A esses Estados, porém, foram garantidas certas autonomias, como, por exemplo, exército próprio em tempo de paz.
Com a integração desses Estados ao novo Reich completou-se a última etapa para a unificação alemã e nasce o II Reich, pois o I reich havia sido fundado por Carlos Magno.


Nenhum comentário: