domingo, 20 de abril de 2008

Por que unificar-se?

A Germânia, região aonde viria a ser a maior parte da Alemanha, era constituída por diversos reinos, ducados e cidades que tinham em comum a língua e uma base cultural. Esse território germânico era sempre disputado por duas potencias econômicas a Prússia e a Áustria. Mas o desejo de ver uma Alemanha unificada já existia, por parte de literatos, artistas e intelectuais, porém tal idéia era abominada pela aristocracia tanto prussiana quanto austríaca que temiam perder poder político e econômico.
O objetivo de uma unificação era fortalecer a Germânia, transformando num império, com a união entre duas potencia a Áustria e a Prússia. Com a união dessas forças o futuro império alemão teria condições de competir com igualdade de forças com as outras potências econômicas européias como França e Inglaterra.
Não podemos esquecer que estava em curso nesse momento o neo-colonialismo na África onde França e Inglaterra disputavam colônias. Esse movimento marca também a queda da aristocracia, como classe, e a ascensão burguesa, pois foram os burgueses e operários, juntos, que lideraram o movimento de unificação que tinha como projeto transformar a Alemanha numa potência industrial.
Houve em 1848, aproveitando-se a primavera dos povos, uma tentativa de unificação, contudo não passou de uma tentativa e serviu de experiência. A unificação vai se iniciada e completada por Otto Von Bismark, o chanceler de ferro, o processo inicia-se em 1964 com a guerra dos ducados contra a Dinamarca e finaliza-se em 1871 quando a Prússia vence a guerra contra os franceses na batalha de Sedan.
A comemoração é feita em Versalhes onde é oficialmente lançada a unificação alemã dando inicio ao II Riech unindo todos os estados da federação. A vitoria contra os franceses alimenta o sentimento nacional da população causando uma sensação de união que será de extrema importância para o incipiente império.

Um comentário:

Carolina disse...

Obrigada pela ajuda, só altera o erro em "Houve em 1848, aproveitando-se a primavera dos povos, uma tentativa de unificação, contudo não passou de uma tentativa e serviu de experiência. A unificação vai se iniciada e completada por Otto Von Bismark, o chanceler de ferro, o processo inicia-se em 1964 com a guerra dos ducados contra a Dinamarca e finaliza-se em 1871 quando a Prússia vence a guerra contra os franceses na batalha de Sedan.". A data esta posterior :)